quarta-feira, 19 de junho de 2013

Perfil Profissional - Existe um perfil ideal?

De tempos em tempos sou convidada a dar entrevistas e palestras sobre o PERFIL DO PROFISSIONAL ATUAL. Gosto de falar sobre o assunto, mas o faço com muito receio:
Receio de criar um rótulo estanque do perfil, como se fosse fórmula de remédio ou receita de poção mágica. Receio de dar a entender às pessoas que elas devem ser de determinada forma e, caso não sejam, estarão alijadas definitivamente do mercado e
receio que as pessoas sigam à risca o que falo ou escrevo sobre isso sem analisar criticamente.

Receios à parte e avisos dados, vamos ao que interessa.   

Como todo mundo sabe, o mundo do trabalho, e aí estou falando de relações, atividades, carga, postos.., vem sendo diretamente afetado pelos extraordinários avanços tecnológicos e pela, consequente globalização. O avanço tecnológico afeta intensamente profissionais das áreas de T.I. e ciências médicas, pois exige do profissional atenção constante às mudanças e novidades e rápida capacidade de atualização. Os profissionais das ciências humanas são afetados com menos intensidade e em um timing mais lento, mas, inevitavelmente serão tocados pelas mãos da tecnologia de ponta em seus postos de trabalho (Graças a Deus!). A famigerada globalização tem nos trazido novas formas de nos relacionar com o trabalho e com as empresas, dividindo as unidades de produção, desterritorializando as organizações. 

De que maneira isso tudo impacta no perfil profissional requerido pelas empresas? 

Depende. Depende do país que você está, do segmento que está inserido, da empresa que você trabalha e de qual cargo você ocupa. Sim...depende disso tudo mesmo. Essa ideia de perfil profissional perfeito é um belo engodo vendido não sei por quem e que só tem uma função: fazer a gente se sentir péssimo por não conseguir ser metade daquilo que é pregado como ideal.

O que existe são PERFIS adequados para ocupar determinados cargos em algumas empresas em determinado momento. Iiih..quantas variáveis! Tá ficando difícil! Na verdade, não é difícil, mas é preciso pensar um pouco. Vamos lá? Tentarei ajudar:

Utilizarei como base a definição mais comum de competência, que pode ser resumida na figura abaixo:


De maneira livre, podemos dizer que competente é o profissional que consegue mobilizar os conhecimentos (saber) que possui,utilizando as suas habilidades (saber fazer) e atuando (fazer) no momento adequado.Assim, se você quer saber qual é o perfil profissional requerido para sua área, procure identificar esses três pontos:
1. CONHECIMENTOS (SABER) - quais são os conhecimentos requeridos na sua área? Você detém esses conhecimentos ou precisa se qualificar? Este ponto se refere àqueles conhecimentos que a gente adquire de maneira formal, através de cursos, leituras e estudos.
2. HABILIDADES (SABER FAZER) -  além de dominar os conteúdos teóricos, você sabe fazer? Avalie quais habilidades são requeridas ao cargo que você pretende alcançar. Lembre-se que não se trata apenas de habilidades técnicas; neste ponto, você deve avaliar habilidades sociais e cognitivas também.
3. ATITUDE (FAZER) - Como é o seu repertório comportamental? Processos seletivos modernos utilizam entrevistas por competências. Isso significa que o selecionador buscará identificar se você possui em sua história profissional, as atitudes que eles esperam de seus profissionais, requerendo que você relate FATOS das sua história. Quais atitudes você tem adotado em seu trabalho?

Então, se você quer saber qual é o perfil ideal, pesquise e reflita profundamente sobre as características da área que você pretende atuar. Desculpe se te decepcionei, mas não tenho como dar um perfil ideal. Ter sucesso profissional dá trabalho. Literalmente. Mãos à obra!

Sil Cavalcanti Fleming

*Em maio de 2013 dei uma palestra sobre esse tema para um grupo de universitários. Falei sobre diferenças entre os perfis de empreendedor, empregados e funcionários públicos. Se quiser conferir, acesse meu perfil no Slideshare, através do link http://www.slideshare.net/scavalcantifleming/o-perfil-do-profissional-no-atual-mundo-do-trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário