domingo, 16 de junho de 2013

Empregabilidade

Você sabe o que é Empregabilidade?



Se você acredita que empregabilidade refere-se à capacidade do trabalhador de encontrar um emprego, você está ligeiramente equivocado. Segundo Minarelli (2001), empregabilidade  tem a ver com a capacidade da pessoa de encontrar um trabalho e manter-se trabalhando! Percebe a diferença?

Trabalho é um conceito muito mais amplo do que o de emprego. De maneira geral, podemos dizer que trabalho é toda atividade legal que gera produtos ou serviços e é remunerada por sua realização. Existem várias modalidades de trabalho, como: emprego, prestação de serviço, terceirização e empreendimentos. Assim, percebe-se que o emprego é apenas uma modalidade de trabalho; caracterizada por ser uma relação hierárquica, regular e orientada entre um empregador e um empregado. A característica mais marcante do emprego, no entanto, é a de ser regida pela CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. 
Atualmente, por conta das diversas e intensas mudanças no mundo do trabalho, os empregos têm diminuído em todo o mundo. A Europa enfrenta forte crise econômica e diminuição dos postos de emprego há alguns anos e essa é uma tendência mundial. É claro que o Brasil, por exemplo, ainda tem muito o que crescer, mas em longo prazo, passaremos por situação semelhante. Como nos prevenir disso? Aprendendo a gerar e manter TRABALHO! Enquanto o mundo for mundo e as pessoas precisarem de serviços e produtos, nunca faltará trabalho. 
O que proponho hoje, é que você pense em formas alternativas de gerar trabalho e riquezas.  Como gerar trabalho sempre? É disso que a empregabilidade fala! Segundo Minarelli (2001), a empregabilidade é sustentada em 6 pilares e se cuidarmos para fortalecê-los, teremos trabalho sempre. Confira os Pilares da Empregabilidade abaixo:

  • Adequação Vocacional - Você gosta e se identifica com o que faz? Estudos indicam que quanto maior é a identificação do sujeito com o trabalho que realiza, maior é seu comprometimento e capacidade para superar dificuldades. 
  • Competência Profissional - Além de gostar do que faz, você tem que ser bom também. Você já avaliou qual é o seu grau de proficiência em sua atividade profissional? Com a competitividade do mundo contemporâneo, é preciso atingir altos níveis de desempenho profissional. Se você avalia que pode ser melhor, corra para se qualificar. Sem competência profissional, os demais pilares não sustentarão sua empregabilidade.
  • Idoneidade - Você é confiável? Profissionais só alcançarão sucesso se forem confiáveis entre aqueles que os cercam. Comportamento ético é fundamental para geração de trabalho. Fique atento aos seus comportamentos!
  • Saúde Física e Mental - Como trabalhar sem estar bem? Para ser capaz de  produzir sempre, certifique-se e cuide de sua saúde física e mental. Cuidar da alimentação, praticar exercícios e cultivar uma vida social saudável são práticas inequívocas para boa saúde do sujeito! Pense nisso.
  • Redes de Relacionamento -  A principal ferramenta de indicação para trabalho é o chamado networking. Atualmente, contar com uma boa rede de contatos é condição fundamental para inserção e movimentação no mercado. Nesta semana, dedicaremos um post exclusivo sobre isso. Aguarde!
  • Reserva Financeira e Fontes Alternativas -  Para poder investir e/ou estar seguro no mercado de trabalho, é preciso ter reserva financeira ou mais de uma fonte de remuneração. Isso lhe dará tranquilidade para escolher os trabalhos mais interessantes e garantirá seu sustento em momentos de sufoco. Todos nós podemos gerar esta reserva, por menor que seja nossa remuneração. Para isso, basta adequarmos nosso comportamento de consumo. Se quiser saber mais sobre como economizar, recomendo a leitura dos livros de Gustavo Cerbasi, importante consultor financeiro no Brasil.
Agora que você já conhece os Pilares da Empregabilidade, está na hora de fazer uma auto-avaliação. Qual nota você se daria em cada pilar? Se a nota estiver baixa, pense em uma forma de melhorar! O importante é não ficar parado! 


No próximo post trataremos sobre o mercado de trabalho atual.

Até lá!

*Fonte: MINARELLI,A. Empregabilidade. São Paulo: Editora Gente, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário