O que é Orientação Profissional e de Carreira?



A Orientação Profissional e de Carreira é um serviço destinado a todas as pessoas que possuem algum tipo de conflito profissional ou desejam repensar suas carreiras. Dentro deste conceito mais abrangente da área, podemos identificar algumas categorias de serviço:

  • Orientação Vocacional - serviço destinado a pessoas em situação de primeira escolha profissional. É o caso de jovens concluintes ou recém-egressos do Ensino Médio.
  • Re-orientação Profissional - serviço destinado àquelas pessoas que fizeram uma escolha profissional, mas se arrependeram. Normalmente, este serviço atrai universitários e recém-formados.
  • Orientação de Carreira - serviço destinado a pessoas que buscam rever suas carreiras, repensando sua identidade profissional. É o caso de adultos em fase intermediária de carreira.
  • Planejamento de Carreira - serviço destinado às pessoas que sabem o que desejam para suas vidas profissionais, mas não sabem como chegar lá. Este serviço é procurado tanto por jovens, quanto por adultos.
  • Outplacement - serviço destinado àqueles que buscam se preparar para ingressar ou se movimentar no mercado de trabalho. Neste tipo de serviço, oferta-se orientações para elaboração de currículo, entrevistas de emprego e estabelecimento de estratégias de busca de emprego.
  • Preparação para Aposentadoria -  serviço destinado às pessoas que buscam planejar a vida para o momento de afastamento do mundo do trabalho.  É o caso de pessoas na adultez média e tardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário