Dicas de Leitura

Orientador, nesta seção, você encontra uma seleção de livros e artigos especiais sobre Orientação Profissional e de Carreira. Aproveite. É pra você!






  • A Escolha Profissional 
  1. SOARES, D.H.P. O que é Escolha Profissional. 4 ed., São Paulo: Brasiliense, 2009. Este livro compõe a coleção Primeiros Passos e é indicado para orientadores iniciantes e também para jovens em processo de escolha profissional.
  2. SOARES,D.H.P. A Escolha Profissional do Jovem ao Adulto. 2 ed. São paulo: Summus, 2002 . Este livro atende tanto aos conteúdos sobre o que é a escolha profissional quanto aos conteúdos ligados à prática da O.P.
  • O Processo de Orientação Profissional 
  1. BOCK,A.M.B. e Cols. A Escolha Profissional em Questão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995. 
  2. BOCK,S.D. Orientação Profissional. A abordagem sócio-histórica. 3.ed., São Paulo: Editora Cortez, 2006. Silvio Bock oferece uma forma alternativa de classificar as teorias em O.P., considerando-as como tradicionais e liberais. Por fim, ele apresenta um método específico de fazer a O.P., que ele intitula de sócio-histórica.
  3. BOHOSLAVSKY,R. Orientação Vocacional - A Estratégia Clínica. 11ª Edição. São Paulo: Martins Fonte, 1998. Este livro é um clássico da orientação profissional no Brasil. Bohoslavsky influenciou o curso do desenvolvimento da O.P. no país de maneira decisiva, deixando para trás uma época de prática reduzida à testagem psicológica.
  4. LEVENFUS,R.S.; SOARES,D.H.P. Orientação Vocacional Ocupacional. Novos achados teóricos, Técnicos e Instrumentais para a clínica, a escola e a empresa.Porto Alegre: Artmed, 2002. Este livro é considerada uma bíblia entre os profissionais da área, pois contempla conteúdos teóricos e práticos, instrumentalizando o orientador à prática da O.P. individual e em grupo.
  5. LEVENFUS,R.S. Psicodinâmica de Escolha Profissional. Porto Alegre: Artmed, 1997.  Excelente indicação para profissionais que atuam sob a luz da Psicanálise.
  6. MOURA,C.B. Orientação Profissional Sob o Enfoque da Análise do Comportamento. Campinas: Alínea, 2004.  Uma das poucas produções brasileiras sobre a Análise do Comportamento  na área de O.P. O livro apresenta propostas de intervenção e alguns anexos com instrumentos utilizados pela abordagem. Os instrumentos indicados são bem interessantes.
  7. NEIVA,K.M. Processos de Escolha e Orientação Profissional. São Paulo: Vetor,. 2007.  Este livro é introdutório e bem objetivo. Ideal para para leitores iniciantes no tema.

  • Carreira

  1. DIAS,L.S.M. Planejamento de Carreira. Uma Orientação para Estudantes Universitários. São Paulo: Vetor, 2009.  Este livro faz um interessante apanhado de reflexões e técnicas para realização de planejamento de carreira entre estudantes universitários. pode ser utilizado por orientadores, serviços educacionais de IES e por universitários.
  2. MARQUES,J.R.;CARLI,E. Coaching de Carreira. Construindo Profissionais de Sucesso. São Paulo: editora Ser Mais, 2012.  O livro apresenta técnicas de coaching, de terapia cognitiva e da O.P. na intervenção de carreira com adultos. Muito bom!
  3. WOOD JR.,T.; PICARELLI FILHO,V. Remuneração e Carreira por Habilidades e por Competência. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004. Livro dedicado aos gestores de RH, que estão implantando sistemas de remuneração com base em competências, visando o desenvolvimento de carreira dos colaboradores na organização. 

Artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário